8 de jun. de 2010

Duas Barras: O Berço do Pequeno Burguês




Texto e pesquisa: Raphael Picinatti Raposo e Felipe Augusto Soares Salgado


Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, tem uma inegável ligação com o bairro de Vila Isabel, seu berço musical. Entretanto, poucos sabem que Martinho não é um carioca da gema,
mas sim natural do município de Duas Barras, no interior fluminense. Nascido no dia 12 de fevereiro de 1938, Martinho mudou-se, aos quatro anos de idade junto com sua família para a Serra dos Pretos Forros, Boca do Mato, entre o Méier, Lins e Engenho de Dentro no Rio de Janeiro. Foi na capital federal de outrora que Martinho se desenvolveu musicalmente e conseguiu reconhecimento nacional.

Depois de se tornar um artista renomado, retornou a Duas Barras para receber homenagens da prefeitura em uma festa. Descobriu que a fazenda onde havia nascido estava à venda. Não hesitou em comprá-la e torná-la seu refúgio junto à serra do mar, seu "Off-Rio", como diz uma música sua de mesmo nome:



Nos arredores, Cantagalo, Teresópolis
Nova Friburgo e Bom Jardim bem no caminho
Meu off Rio tem um clima de montanha
E os bons ares vêm da serra de Petrópolis
É um lugar especial
Para quem é sentimental
E aprecia um gostoso bacalhau
O galo canta de madrugada
E a bandinha toca na praça
Na entrada, um vale que é encantado
Tem cavalgada, tem procissão
As cachoeiras principais de lá são duas
E a barra é limpa porque lá não tem ladrão
Tomo cachaça com os amigos
Lá em Cachoeira Alta
E na Queda do Tadeu,
Churrasco ao lago
Pra ir pro Carmo
Tem muita curva
E a preguiça então me faz
Ficar na praça
Eu nem preciso trancar o carro
A chave fica na ignição
A minha Vila fica meio enciumada
Se eu pego estrada e vou correndo para lá
Se alguém pergunta, eu não digo
Onde fica o tal lugar
Mas canto um samba para quem adivinhar

O município de Duas Barras está localizado na região centro-norte fluminense, tendo como vizinhos Nova Friburgo, Cantagalo, Cordeiro, Carmo, Sumidouro e Bom Jardim. Está a cerca de 175 km do Rio de Janeiro. Tem como principais atividades econômicas a agricultura e pecuária. Duas Barras surgiu como povoado em meados do século XIX devido à explosão do cultivo de café no interior, sendo hoje a segunda maior plantação de café do estado. A cidade tem grande potencial turístico, já que boa parte do casario colonial encontra-se muito bem preservado, formando um núcleo urbano bastante agradável. Inclusive, alguns desses casarios abrigam "mini-Museus". Duas Barras também é conhecida por seus rios e cachoeiras.

Duas Barras não é somente o local de nascimento e refúgio do Pequeno Burguês. Martinho tem forte participação social e cultural na cidade. É patrono do Instituto Cultural Martinho da Vila ( http://www.icmv.org), uma instituição sem fins lucrativos para a implementação de ações culturais e sociais na região. O Instituto busca a inclusão social de crianças, adolescentes e idosos através de cursos e oficinas de música, teatro, informática, cidadania e artesanato, além da alfabetização de adultos. O ICMV também tem como compromisso a preservação das tradições culturais da região, as Folias de Reis, o Mineiro-Pau, os Cantadores de Calango e Lera, os Artesãos e os Repentistas, além da manutenção do mini-museu de Martinho da Vila.

O mini-museu Martinho da Vila está localizado na Casa de Cultura de Duas Barras, dividindo espaço com os mini-museus do Folclore, de Arte Popular e o da Sociedade Musical 8 de Dezembro. O mini-museu conta com fotos e objetos que contam sua trajetória artística, incluindo peças como discos de ouro e platina, além da estatueta de vencedor do prêmio Grammy de Música Latina, tudo reunido na casa onde passou sua infância.

Para quem resolver ir à Duas Barras conhecer o berço de Martinho, após visitar o Instituto, os mini-museus e curtir o clima ameno e aconchegante da cidade, pode desfrutar de um delicioso bacalhau. O restaurante o Rei do Bacalhau, o mais tradicional e conhecido da cidade, serve um ótimo bolinho de bacalhau há mais de 45 anos. Uma boa pedida é o filé de bacalhau à Martinho da Vila, um filé de bacalhau grelhado acompanhado de salada de batatas cozidas, tomate, palmito, molho de cebolas, azeitonas, ovo cozido e arroz branco.

UMA BREVE HISTÓRIA DA CIDADE DE DUAS BARRAS

O município de Duas Barras formou-se como território desmembrado do Cantagalo. Sua população originou-se no inicio do Século XIX, na Fazenda Thapera, localizada em torno da Capela Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. A cidade desenvolveu-se na era do café e hoje, possui a 2º maior plantação de café do Estado do Janeiro. A vinda de colonos para trabalhar na agricultura e o desenvolvimento da lavoura cafeeira contribuíram para o assentamento e o progresso dessa região.


O município possui grande potencial turístico, devido a preservação do casario colonial. O município é constituído por inúmeras cachoeiras e queda d' água, devido a associação do relevo acidentado com a rede hidrográfica.

TOMBAMENTO

DECRETO Nº 723 DE 02 DE DEZEMBRO DE 1996

DETERMINA O TOMBAMENTO DE BENS CULTURAIS E NATURAIS
Considerando o valor cultural do conjunto arquitetônico e urbanístico do núcleo histórico da cidade de Duas Barras e de seu patrimônio natural, que há mais de cem anos vêm sendo preservados pela população local, enquanto símbolo de sua identidade; e a preservação do núcleo histórico de Duas Barras, cartão-postal da cidade. Núcleo Histórico da Cidade de Duas Barras, abrange os conjuntos arquitetônicos ( cerca de 80 casarões centenários), urbanísticos e paisagísticos incluindo os lotes, as edificações, os equipamentos urbanos, as caixas de rua, as calçadas, a arborização e as pontes que os integram.
São tombados os maciços rochosos denominados Pedra do Mota e Pedra do Patrimônio que compõem a paisagem natural do núcleo histórico original e também as calhas do Rio Negro. do Rio Resende e do Córrego do Baú, considerados como elementos marcantes da natureza do sitio onde se implantou o núcleo urbano e cujos percursos moldaram o traçado da cidade.

RELAÇÃO DE MARTINHO DA VILA COM A CIDADE DE DUAS BARRAS

Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, veio para o Rio de Janeiro com apenas 4 anos. Quando se tornou conhecido, voltou a Duas Barras para ser homenageado pela prefeitura em uma festa, e descobriu que a fazenda onde havia nascido estava à venda. Não hesitou em comprá-la e hoje é o lugar que chama de "Meu off-Rio". Martinho lançou seu documentário biográfico "Filosofia de vida – O pequeno burguês" no município de Duas Barras, em 2004. No cinema Cacá Diegues, localizado na cidade, foi exibido um filme comemorativo dos 118 anos da cidade onde o pequeno burguês nasceu. O município também conta com um acervo do cantor, que reúne cerca de 300 peças suas, incluindo roupas, fotos e discos de ouro.

INSTITUTO CULTURAL MARTINHO DA VILA

O mini Museu Martinho da Vila faz parte da bela história sobre a conservação do patrimônio histórico de Duas Barras / RJ. O Mini Museu Martinho da Vila é uma homenagem ao mais ilustre cidadão bibarrense. Lá encontram-se objetos e fotos que contam a trajetória desse artista.


O Instituto Cultural Martinho da Vila é um projeto que nasceu para proporcionar à comunidade de Duas Barras, cidade do centro-norte fluminense, e a região circunvizinha a inclusão social através da música, da cultura e da arte. O ICMV faz parte do Programa Cultura Viva - Ponto de Cultura, que tem por objetivo ampliar as esferas de atuação do próprio instituto, facilitar o acesso aos bens culturais da cidade e, principalmente, formar agentes multiplicadores, criando um ciclo positivo de desenvolvimento cultural.

O ICMV fica no começo da rodovia que dá acesso a Duas Barras.

Fontes:
http://www.duasbarras.rj.gov.br
http://www.martinhodavila.com.br
http://www.icmv.org

Crédito das fotos:
http://www.overmundo.com.br/guia/mini-museu-martinho-da-vila-em-duas-barrasrj
http://www.overmundo.com.br/guia/instituto-cultural-martinho-da-vila
http://www.duasbarras.rj.gov.br
http://www.martinhodavila.com.br
http://www.icmv.org

MP3 da música "Meu Off-Rio": http://www.duasbarras.rj.gov.br/mp3/martinho_da_vila_-_meu_off_rio.mp3

Filosofia de Vida - O Pequeno Burguês. Documentário produzido pelo canal Brasil e MZA Music que retrata a vida e a carreira de Martinho da Vila: http://www.duasbarras.rj.gov.br/swf/martinho-da-vila.flv

2 comentários:

  1. Taí, pessoal, gostei desse post. É por aí. E as fotos? Vc fizeram?

    ResponderExcluir
  2. Logo no início do post tem um slide show com todas as fotos.

    ResponderExcluir