18 de jun. de 2010

PECULIARIDADES

Por Hanna Malta

Quando se resolver fazer um blog sobre alguém, a parte mais interessante é a da pesquisa, na qual vamos atrás de informações e curiosidades sobre o homenageado. O mais prazeroso em escrever em um blog como este, é justamente a surpresa e satisfação que sentimos, quando procuramos saber um pouco mais sobre a vida de Martinho José Ferreira, vulgo, Martinho da Vila. Aposto que poucos sabem o quão importante e valioso é esse sambista, que mostrou seu trabalho pela primeira vez para o "grande público" no III Festival da Record, em 1967, com o samba "Menina Moça", que por sinal, faz um grande sucesso até hoje.

Porém, sua carreira profissional só alavancou quando lançou, em 1969, o LP "Martinho da Vila" com grandes clássicos do cantor, como "Casa de Bamba" , "O Pequeno Burguês" "Quem é Do Mar Não Enjoa", "Iaiá do Cais Dourado" e "Tom Maior". Isso foi só o começo de uma carreira nomeada e respeitada (com direito a prêmios e tudo, como os de Cidadão Carioca, Cidadão benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Comendador da República em grau de oficial, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural e as comendas mineira Tiradentes e JK) em todo o Brasil, Portugal e também em todas as suas antigas colônias africanas, nas quais é bastante popular.

Se pensas que Martinho se contentou em ser somente sambista que inclui: ritmista, passista, compositor, puxador de samba enredo, presidente de ala e administrador, estás muito enganado, pois ele além disso é compositor, e o mais incrível, a meu ver, escritor autor de 10 livros, incluindo romances, livros infantis, autobiografias, e uma biografia póstuma sobre a história de sua mãe e família, que apesar de nunca ter lido, parece ser muito emocionante, chamada: "Memórias Póstumas de Teresa de Jesus". Por mais estranho que pareça, Martinho nunca foi presidente da escola de samba "Unidos de Vila Isabel", a qual é uma de suas maiores paixões, mas já esteve várias vezes a frente da agremiação da qual, desta sim, é o Presidente de Honra.
Tudo bem, acho que já chega de elogios, pois se falar sobre todas as virtudes desse poeta da música brasileira, não terá espaço para nenhuma postagem!

Mas há algo que não se deve esquecer!!! A melhor qualidade de Martinho Ferreira da Silva é o seu bom senso e consciência na hora de escolher seu time. E adivinhem qual é? Uma pessoa tão inteligente, "com mil e uma utilidades", um dos maiores nomes da música brasileira, conhecido em várias nações, só poderia ser o que? V-A-S-C-A-Í-N-O, é claro! Já tinha coisas boas para falar dele, agora então tenho mais ainda...

Mas o recado final que tenho a deixar é: seja como Martinho, inteligente, esperto e vascaíno: você vai longe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário